top of page
Sobre Nós

CINE CONCERTO

Idealizada e dirigida pelo compositor e especialista em performances de trilha sonora ao vivo, Anselmo Mancini,  a plataforma Cine Concerto BR é a primeira do gênero em toda a América Latina.

 

Além de criações de novas trilhas sonoras para serem executadas em tempo real, tanto com filmes mudos, como sonoros, oferecemos também reproduções fiéis às originais. Uma curadoria especializada, com projetos diversos em parceria com múltiplos artistas de excelência no cenário nacional. 

​

Nossa equipe é formada por diversos artistas com um mútuo interesse: a paixão pelo cinema, pela música, pelas trilha sonora,  e mais do que isso, pela experiência do ao vivo.

​

​

DSC07328.jpg
Anselmo Mancini

Compositor, produtor, 

diretor artístico e musical

www.anselmomancini.com

Anselmo Mancini é Doutor e Mestre em Audiovisual, e Bacharel em Composição Musical, pela Universidade de São Paulo – USP. Com mais de 24 anos de trajetória, Mancini é um compositor e pesquisador que vem acumulando uma ampla gama de estudos e experiência de trabalho nas últimas décadas. A sua versatilidade, bem como conhecimento teórico e tecnológico, somados à sua capacidade de compor, orquestrar, e executar diversos tipos de projetos artísticos, proporcionam-lhe a oportunidade de fazer parte em múltiplas frentes musicais.

 

É diretor artístico da Associação Livre de Música e Artes de São Paulo – ALMAI-SP, onde desenvolve diversos tipos de projetos multilinguagens. É responsável pela concepção do espetáculo Pedro e o Lobo-Guará: Um Concerto Didático Brasileiro, selecionado pelo edital SESI de Música Erudita 2022.

 

Em 2022, Mancini recebeu os prêmios de Melhor Trilha Sonora pela música do longa-metragem Entre Raiz e Asas nos festivais Rome International Movie Awards (Itália); Indie Spark Movies Film Festival (Holanda); International Motion Pictures Awards (Canadá); Menção Honrosa no Kiez Berlin Film Festival; e foi selecionado para International London Film Festival (Reino Unido), e International Sound and Film Music Festival (Croácia), concorrendo com nomes como Jonny Greenwood (Spencer).

 

Em 2021 Mancini trabalhou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, como consultor tecnológico e programador de sintetizadores para os três concertos da Sinfonia de Câmara de John Adams.

 

Ainda em 2021, ao lado do pianista Tony Berchmans, participou dos Festivais de Música e Cinema “Luz, Câmera e Close” e “Cinema do Barulho”. O primeiro contou com a presença de importantes nomes da música de cinema nacional como André Abujamra e Antonio Pinto. Teve sua pesquisa sobre a trilha sonora composta por Heitor Villa-Lobos para o longa-metragem "O Descobrimento do Brasil", de Humberto Mauro, publicada pela Routledge Global Film Music. Em paralelo, também gravou o álbum “Amba Vera”, primeiro trabalho dos Guaranis Mbya.

 

Responsável pelo Yume Project, desde 2016, grupo formado por uma conexão entre músicos brasileiros e nipo-descendentes que visam explorar sonoridades de instrumentos presentes em ambas as culturas, como flauta transversal e shakuhachi; koto e shamisen; taiko e percussões diversas; piano e acordeom, se apresentou na Abertura do 13º Congresso Internacional de Estudos Japoneses na Universidade de Brasília neste ano.

 

Em 2020 concluiu sua pesquisa de doutorado com a tese intitulada "A Trilha Sonora e Musical Produzida ao vivo como Experiência Cinematográfica". Esse trabalho resultou na criação da plataforma Cine Concerto Brasil, primeira plataforma nacional deste segmento. Através dela, o compositor já realizou mais de 100 concertos de músicas de cinema, tornando-se um dos pioneiros desta área no país. Em 2019, por exemplo, foi finalista do Cine Concerto Festival, realizado na Itália, onde recebeu o prêmio de 2º colocado pelo júri, e o de "Melhor Performance", pelo público.

​

Foi finalista do Transatlantyk Instant Composition Contest 2014, na Polônia, competição de criação de trilha sonora em tempo real ao piano, onde recebeu o prêmio de 4º colocado e menção honrosa pela utilização de ritmo original (com dois vencedores do Oscar de Trilha Sonora Original no júri: Jóhann Jóhannsson e Jan A.P. Kaczmarek) diretor do festival).No mesmo ano participou da Surrey Film Music Conference 2014, em Guildford, Inglaterra.

 

Em 2013, ano em que concluiu sua pesquisa de mestrado intitulada "A Experiência Prática no Diálogo entre a Produção Cinematográfica e Musical", compôs uma nova partitura para o primeiro suspense de Hitchcock, The Lodger, para ser executada ao vivo com o seu Trio (piano, vibrafone e violoncelo). Esta performance foi estreada no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, com ingressos esgotados e sessão extra (também esgotada); e, no Rational Theater, em Munique, Alemanha, com lotação máxima, aclamado pela audiência alemã. No mesmo ano, participou do SMI Postgraduate Conference 2013, Irlanda, onde apresentou seu artigo “The Musical Accompaniment in the Cinematographic Universe - Dialogue and Conflict of Generations”, e executou ao piano a música que compôs para Max and the Lady Doctor, de Max Linder.

 

Em 2012 foi contemplado com a Bolsa Santander de Mobilidade Internacional para cursar um intercâmbio de pós-graduação em Film Studies na King’s College London, na Inglaterra, sob orientação de Richard Dyer (pesquisador especialista na música de Ennio Morricone).

 

Em 2006 fez dois concertos na edição de 40 anos de um dos maiores festivais do mundo, o Montreux Jazz Festival, na Suíça; onde teve a oportunidade de participar de workshops com Herbie Hancock e Chick Corea. Naquele ano o festival contou com a presença de B.B. King, Diana Krall, Santana, Sting, Deep Purple, The Black Eyed Peas, Bryan Adams, Sergio Mendes, Paco de Lucia, Gotan Project, Amon Tobin, além de Gilberto Gil e Ney Matogrosso.

 

Fez parte do corpo docente do curso de pós-graduação em Trilha Sonora para Cinema e TV da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, e do curso de graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade São Judas, em Santos. Além disso, leciona cursos, oficinas e workshops sobre o tema Trilha Sonora em espaços como o Centro de Pesquisa e Formação do SESC, Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e Academia Internacional de Cinema; e, como palestrante convidado, bem como, banca de trabalhos de conclusão de curso de graduação e defesa de mestrado, nos Departamentos de Música, Audiovisual e Rádio e TV da ECA-USP e FMU-FIAM-FAAM, respectivamente.

​

bottom of page